OS TERMOS “ALCOÓLATRA” E “ALCOOLISTA” SÃO USADOS, QUASE QUE INDISTINTAMENTE PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA E PELO PÚBLICO LEIGO PARA DEFINIR A “DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL”.
O TERMO “ALCOÓLATRA” FOI UTILIZADO POR MUITOS ANOS PARA DESIGNAR AQUELES INDIVÍDUOS QUE BEBIAM ABUSIVAMENTE E QUE, POR CONTA DISTO, TINHAM UMA SÉRIE DE PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL. O USO DO TERMO “ALCOÓLATRA” É INADEQUADO, POIS CONFUNDE O DEPENDENTE DO ÁLCOOL COM ALGUÉM QUE “IDOLATRA” O ÁLCOOL E QUE, POR CONTA DISTO, “ESCOLHE” OU “OPTA” CONTINUAR FAZENDO USO DA SUBSTÂNCIA A DESPEITO DOS PROBLEMAS.
PADRÕES DE CONSUMO DO ÁLCOOL NA POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE ELA GERA PARA O BEBEDOR E PARA SEUS FAMILIARES. O TERMO “ALCOÓLATRA’, PORTANTO, ESTIGMATIZA E ROTULA O BEBEDOR COMO ALGUÉM QUE ESTÁ FADADO A UMA CONDIÇÃO DE DEPRECIAÇÃO, FRAQUEZA E FALTA DE ESCOLHAS, POIS PRIVILEGIA O ÁLCOOL ACIMA DE TODAS AS COISAS.
ESTA CONDIÇÃO NÃO É VERDADEIRA, VISTO QUE, QUANDO A DEPENDÊNCIA ESTÁ INSTALADA, EM MUITAS OCASIÕES, O INDIVÍDUO BEBE PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA ABSTINÊNCIA ENTÃO PARA TER PRAZER.
O TERMO “ALCOOLISTA”, POR SUA VEZ, É PROPOSTO POR ALGUNS PESQUISADORES COMO UMA ALTERNATIVA MENOS ESTIGMATIZANTE, VISTO QUE, O TERMO COLOCA O INDIVÍDUO COMO ALGUÉM QUE TEM “AFINIDADE” PELO ÁLCOOL E NÃO É “SEDUZIDO” POR ELE. O TERMO ALCOOLISTA FOI UTILIZADO EM SUBSTITUIÇÃO AO TERMO “ALCOÓLATRA” A FIM DE NÃO RESPONSABILIZAR UNICAMENTE O BEBEDOR PELOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL, MAS SIM, RECONHECER QUE O ÁLCOOL É UMA SUBSTANCIA LÍCITA, SOCIALMENTE ACEITA E DISPONÍVEL,MAS QUANDO UTILIZADA EM GRANDES QUANTIDADES E FREQUÊNCIAS EXPÕE O BEBEDOR A MUITOS RISCOS.
NOS GRUPOS DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS SEUS FREQUENTADORES COSTUMAM USAR OS TERMOS ACIMA COMPLEMENTANDO COM O TERMO EM RECUPERAÇÃO TIPO: ALCOÓLICO EM RECUPERAÇÃO, ALCOÓLATRA EM RECUPERAÇÃO ENTRE OUTROS DEPENDENDO DA REGIÃO.
nossa, adorei a explicação! obrigada!
CurtirCurtir
Compartilhe, pois muito ainda não sabem….siga https://www.instagram.com/almir.lima.54/ .Grato pelo retorno
CurtirCurtir