“Alcoólatra” e “Alcoolista” conheça a diferenças entre os termos.Aumento consumo durante a Pandemia

atualizado em 30/5/2022

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) mostra que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% delas declararam aumento do consumo durante a pandemia de Covid-19, associado a quadros de ansiedade graves por conta do isolamento social.

De acordo com o levantamento, uma em cada três pessoas no país consome álcool pelo menos uma vez na semana. O consumo abusivo de bebidas alcóolicas foi relatado por 18,8% dos brasileiros ouvidos na pesquisa. Os dados foram levantados com base na resposta de 1,9 mil pessoas, espalhadas pelas cinco regiões do país.

O estudo mostra ainda que, em média, os brasileiros ingerem três doses de álcool por ocasião, o que representa 450 ml de vinho ou três latas de cerveja. Para a especialista em doenças e em transplantes de fígado, Liana Codes, o consumo da população brasileira é acima do recomendado pelos órgãos de saúde.

“O resultado nos mostra que a população tem um consumo importante de álcool, com frequência e numa quantidade significativa a cada ocasião. O consumo considerado adequado é não mais do que 14 gramas – que equivale a uma dose 45 ml de destilado, 150 ml de vinho ou uma lata de cerveja, por dia” disse Liana Code à CNN. leia completo https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mais-da-metade-dos-brasileiros-acima-de-18-anos-consome-bebidas-alcoolicas/#:~:text=Uma%20pesquisa%20realizada%20pelo%20Instituto,por%20conta%20do%20isolamento%20social.

Assista matéria….https://youtu.be/cCwHLCEsy9k

crédito https://www.cnnbrasil.com.br/ atualizado em 30/5/2022 20h

Alcoólatra” ou “Alcoolista???

 
“Sabe agora em fevereiro 2021 muitas pesquisas querendo entender a diferença  Alcoólatra e Alcoolista, enquanto o mundo está se matando com ódio,guerra,falta de amor e outras drogas….Nossos jovens estão morrendo, saiba que tudo começa com um copo na mão” https://www.instagram.com/almir.lima.54/ #prontofalei

OS TERMOS “ALCOÓLATRA” E “ALCOOLISTA” SÃO USADOS, QUASE QUE INDISTINTAMENTE PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA E PELO PÚBLICO LEIGO PARA DEFINIR A “DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL”.

O TERMO “ALCOÓLATRA” FOI UTILIZADO POR MUITOS ANOS PARA DESIGNAR AQUELES INDIVÍDUOS QUE BEBIAM ABUSIVAMENTE E QUE, POR CONTA DISTO, TINHAM UMA SÉRIE DE PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL. O USO DO TERMO “ALCOÓLATRA” É INADEQUADO, POIS CONFUNDE O DEPENDENTE DO ÁLCOOL COM ALGUÉM QUE “IDOLATRA” O ÁLCOOL E QUE, POR CONTA DISTO, “ESCOLHE” OU “OPTA” CONTINUAR FAZENDO USO DA SUBSTÂNCIA A DESPEITO DOS PROBLEMAS.

PADRÕES DE CONSUMO DO ÁLCOOL NA POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE ELA GERA PARA O BEBEDOR E PARA SEUS FAMILIARES. O TERMO “ALCOÓLATRA’, PORTANTO, ESTIGMATIZA E ROTULA O BEBEDOR COMO ALGUÉM QUE ESTÁ FADADO A UMA CONDIÇÃO DE DEPRECIAÇÃO, FRAQUEZA E FALTA DE ESCOLHAS, POIS PRIVILEGIA O ÁLCOOL ACIMA DE TODAS AS COISAS.

ESTA CONDIÇÃO NÃO É VERDADEIRA, VISTO QUE, QUANDO A DEPENDÊNCIA ESTÁ INSTALADA, EM MUITAS OCASIÕES, O INDIVÍDUO BEBE PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA ABSTINÊNCIA ENTÃO PARA TER PRAZER.

O TERMO “ALCOOLISTA”, POR SUA VEZ, É PROPOSTO POR ALGUNS PESQUISADORES COMO UMA ALTERNATIVA MENOS ESTIGMATIZANTE, VISTO QUE, O TERMO COLOCA O INDIVÍDUO COMO ALGUÉM QUE TEM “AFINIDADE” PELO ÁLCOOL E NÃO É “SEDUZIDO” POR ELE. O TERMO ALCOOLISTA FOI UTILIZADO EM SUBSTITUIÇÃO AO TERMO “ALCOÓLATRA” A FIM DE NÃO RESPONSABILIZAR UNICAMENTE O BEBEDOR PELOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL, MAS SIM, RECONHECER QUE O ÁLCOOL É UMA SUBSTANCIA LÍCITA, SOCIALMENTE ACEITA E DISPONÍVEL,MAS QUANDO UTILIZADA EM GRANDES QUANTIDADES E FREQUÊNCIAS EXPÕE O BEBEDOR A MUITOS RISCOS.

A EXPRESSÃO MAIS ADEQUADA PARA DESIGNAR O INDIVÍDUO QUE TEM SINTOMAS FÍSICOS DESENCADEADOS PELA FALTA DO ÁLCOOL, ASSIM COMO OUTROS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DESTA SUBSTÂNCIA É “DEPENDENTE DO ÁLCOOL”. A DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL É UMA CONDIÇÃO CLÍNICA QUE QUANDO IDENTIFICADA É CONFERIDO UM DIAGNÓSTICO E UM TRATAMENTO PARA O INDIVÍDUO A FIM DE QUE ELE POSSA SE RECUPERAR E VOLTAR A TER UMA VIDA DENTRO DE UM CONTEXTO SOCIAL CONSIDERADO NORMAL.

 

NOS GRUPOS DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS SEUS FREQUENTADORES COSTUMAM USAR OS TERMOS ACIMA COMPLEMENTANDO COM O TERMO EM RECUPERAÇÃO TIPO: ALCOÓLICO EM RECUPERAÇÃO, ALCOÓLATRA EM RECUPERAÇÃO ENTRE OUTROS DEPENDENDO DA REGIÃO.

Sobre Almir Lima oprodutoroficial

Acredito que o BEM vencerá o mal sempre com UNIDADE #PokazIdeia #BoraAvancar #BoraRua #JCisOne

Publicado em 30 30America/Sao_Paulo maio 30America/Sao_Paulo 2022, em Drogas & outras Porcarias, Sem categoria e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: