08 de março Dia Internacional da Mulher??? Você #sabia que???

Este Texto original escrito em 2010, puxa só piorou……mas faço minha homenagem atualizado por mulheres que representam muito na minha vida…..Mulheres sintam se Homenageadas….#maximoRESPEITO

Meditando

“Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.”

:PROVÉRBIOS 31:10

Valeria Vieira

“Quando vejo as mulheres da Biblia, ocupando posições estratégicas de influência e de liderança, sendo colocadas meticulosamente no lugar certo e na hora oportuna, percebo o quanto Deus valorizou a mulher em todos os tempos. Percebo a forma maravilhosa como Deus a vestiu de força e dignidade, lhe vestiu de autoridade diante de diversas situações, conciliando obediência e submissão a Deus!
Em Seu gracioso plano de salvação, envolveu mulheres das mais variadas classes e ocupações, numa época em que pouco ou nenhum valor se dava às mulheres e assegurou que seus nomes e seus feitos ficassem registrados como testemunho para as próximas gerações:
-Anas: inseridas no contexto eclesiástico, vivendo em suas angústias, mas exercitando sua fé!
-Déboras: que assumem posição de liderança e tomam atitudes capazes de mudar a vida de muitas pessoas!
-Dorcas: envolvidas em sua sociedade colaborando com seus ofícios!
-Esters: tecendo um pano de fundo político, salvando vidas!
-Rutes: prezando pelos valores da família!
-Saras: chamadas para crêr em milagres!
-Martas:prontas para servir!
-Marias: prontas para ouvir!
🌺Mulheres, Muralhas, Auxiliadoras,
Mães, Profetizas, Rainhas!
🌺Mulheres jovens, outras não tão jovens!
🌺Mulheres sofredoras, estéreis, mulheres sábias!
🌺Mulheres simples, importantes!
🌺Mulheres que não tiveram seus nomes revelados!
🌺Mulheres amigas, mulheres formosas!
🌺Mulheres prontas a ofertar suas últimas moedas, seu mais caro perfume, o sempre seu melhor aroma!
🌺Mulheres que testemunharam a gloriosa visão do túmulo vazio!
🌺Mulheres de ontem e hoje!
🌺Mulheres ungidas, comprometidas
com a obra do Senhor!
💍O valor de uma Mulher excede em muito o valor de finas jóias!
A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual e debaixo do braço para ser protegida e do lado do para ser amada!!!
FELIZ SEMANA DA MULHER

As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra – em um protesto conhecido como “Pão e Paz” – que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

“O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países”, explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinas (Unicamp).

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Quer saber mais?

Bibliografia
As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Ana Isabel Álvarez Gonzalez, 208 págs., Ed. SOF/Expressão Popular, tel. (11) 3105-9500

Assista o video de Mirair Andrade Soares https://www.youtube.com/watch?v=JKLgEgj4Leo

Crédito https://novaescola.org.br 

Assista Video.. cecibortoleto https://www.youtube.com/watch?v=c9ZJfSHVDic

” Mulheres que fizeram História, voce concordando ou não??

DEUS ABENÇOE TODAS AS GUERREIRAS

Publicado em 8 08America/Sao_Paulo março 08America/Sao_Paulo 2022, em Datas,Feriados saiba pq existem, Sabia que???? #sabiaque e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Espaço aberto para todas as reflexões desta semana da Mulher

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: