Setembro Amarelo acabou e continua acontecendo….leia Suicídio! por Vitor Carneiro e Ubirajara Crespo #leia

“Terminando o Setembro Amarelo, onde tivemos várias intervenções em igrejas,clubs,auditórios infelizmente ainda ontem recebemos mais uma informação que mais um Pastor se foi após deixar este texto…

“Eu admito que nunca em toda a minha vida eu fiz algo tão esgotante e cansativo como pastorear.

Nenhum trabalho ou responsabilidade consumiu mais as minhas energias e minha saúde do que liderar uma Igreja. Como pastor posso dizer que a Igreja precisa urgentemente se preocupar com o descanso e a saúde dos seus pastores. Querido cristão, não abra mão de um tratamento digno com os seus pastores.

Somos iguaizinhos a vocês. Se enfiarem uma faca em nós, sangraremos. Se nos machucarem sentiremos dor. Antes de pensar no pastor como um super homem, lembre-se que existe um ser humano a Imagem de Deus atrás do púlpito. Um ser humano igualzinho a você. Que Jesus levante uma Igreja onde cuidar dos pastores não é opção, mas sim fundamental.”O texto acima foi escrito pelo Pr. Lisandro Canes (RS) em sua página no Facebook no dia 11.09, comentando sobre o suicídio do pastor americano Jarred Wilson…_

Ainda em setembro recebí esta abençoada e refletiva postagem Crespo Ubirajara  mas já em Outubro recebí esta outra Vitor Carneiro que merece ser lida e compartilhada também , pois alguem continua precisando ser Ouvida e entendida.PARE e LEIA COM ATENÇAO…atualizei 07/10/10 às 16h30″ #ProntoFalei

Setembro Amarelo: superando a dor e sofrimento que parecem insuportáveis!

Mas como buscar ajuda quando pessoas simplesmente se isolam ignorando o fato de que podem receber apoio e compreender que diversos sentimentos, em determinados momentos, podem ser mais comuns do que se imagina?

A imagem pode conter: 3 pessoas

Vitor Carneiro

 Setembro Amarelo: superando a dor e sofrimento que parecem insuportáveis!

Setembro chegou ao fim. Que possamos nos atentar e estar preocupados com o cuidado uns para com os outros. A bomba já foi lançada e seus efeitos tem sido cruel.

“AMO AO SENHOR, porque Ele sempre ouve e atende as minhas orações. Ele me escuta com toda a atenção; por isso sempre pedirei a sua ajuda para minha vida. A morte me olhou de frente e quase me levou no seu laço; fiquei completamente dominado pelo medo, e o desespero e a tristeza me pegaram. Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: “Ó Senhor, salva a minha vida!”  Vi assim como o Senhor é bondoso e como é grande a sua justiça; o nosso Deus é cheio de misericórdia por nós. O Senhor cuida das pessoas simples e sinceras; eu estive a ponto de morrer e Ele me salvou. Agora minha alma pode ficar bem tranquila, porque o Senhor me deu grandes bênçãos. Tu, Senhor, livraste da morte, a minha alma, enxugaste as minhas lágrimas de tristeza e não deixaste os meus pés tropeçarem no laço. Por isso, eu viverei bem perto do Senhor até o fim da minha vida. Em meu desânimo pensei: “estão mentindo quando dizem que vou me restabelecer”. E agora, como pagar ao Senhor por todas as coisas boas que fez por mim? Salmos 116.1-12

“SUICÍDIO”, seria ele um ato de comunicação? Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão intenso, parece insuportável? Frases como: “PREFERIA ESTAR MORTO” ou “QUERO DESAPARECER” certamente podem indicar urgente necessidade de ajuda.

Mas como buscar ajuda quando pessoas simplesmente se isolam ignorando o fato de que podem receber apoio e compreender que diversos sentimentos, em determinados momentos, podem ser mais comuns do que se imagina? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

A grande questão é: suicídio está se tornando um fenômeno complexo, se não já o era, de múltiplas determinações e saber reconhecer os sinais de alerta, pode ser o primeiro e mais importante passo para se evitar algo trágico.

Setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUÍCIDO.

Origem da cor amarela: Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou: “Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.” O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio “fita amarela”.

De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam, em média, por dia, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente um milhão de pessoas se matam a cada ano.

Conforme alertas: isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho nos estudos ou no trabalho, alterações no sono e no apetite… são indícios de que se necessita de ajuda. Há, e chamando a atenção novamente para as frases: “PREFERIA ESTAR MORTO” ou “QUERO DESAPARECER”.

Salmos 6.2-4 “Mostra o teu amor por mim, Senhor, porque estou me sentindo muito fraco. Ó Senhor, cura o meu corpo porque todo ele está doente. A minha alma também está fraca, a minha mente está agitada e confusa; ó Senhor, vem ajudar-me, depressa! Vem, Senhor, e salva a minha vida. Salva-me pelo teu grande amor!” Deus pode nos socorrer independente de qual seja o momento ou situações que produzem transtornos pra nossa vida. Claro, é uma escolha e fé pessoal!

Honrar verdadeiramente a nossa história, não é desenvolve-la apenas através das coisas agradáveis. É sondar nossas profundezas bagunçadas e ao organizá-las, aprender e crescer com elas. Muitas das vezes a realidade é chocante. Existe uma grande diferença, e já vivencie isto, entre viajar como um turista consumidor ou como um aprendiz cheio de curiosidades. Na primeira opção, nossa preocupação é simplesmente tirar selfies na frente de marcos importantes, principalmente para ter algo legal e postar nas redes sociais. No segundo instante, iremos nos empenhar, a partir de cada ponto de referência, em aprender a história e entender a sua importância cultural. Esta última não tira a alegria da experiência; só melhora isso.

Nossa vida ou nossa história não pode estar sendo contada através de selfies em que na verdade, não comunicam quem somos e muito menos, em que momento da nossa história nos encontramos.

Pensando sobre o tema, me veio a memória o Poema: A Rosa de Hiroshima de Vinícius de Moraes. O Poema recebeu este nome como um protesto sobre as explosões de bombas atômicas ocorridas na cidade de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.

A bomba é comparada com uma rosa porque quando explodiu, resultou na semelhante imagem de uma rosa a desabrochar. Uma rosa normalmente está relacionada com a beleza, no entanto, a rosa de Hiroshima remete para as horríveis consequências deixadas pela guerra.

Observemos os primeiros versos do poema: “Pensem nas crianças / Mudas telepáticas / Pensem nas meninas / Cegas inexatas”

Bem quando pensamos em “Crianças”, acredito que a primeira coisa que vem a nossa mente é agitação e barulho, salvo é claro algumas exceções. Mas ao citar “Mudas Telepáticas”, Vinícius de Moraes destrói este tipo de imagem. Parece transmitir o fato de que as crianças não eram capazes de se comunicar e provavelmente com nenhum dos sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato). Talvez procuravam fazer isto mentalmente, como se fosse um “sexto sentido”. Parece que é exatamente através de um “sexto sentido” que as pessoas estão procurando comunicar a sua dor. Algo difícil de compreendermos e consecutivamente de ajudarmos. Já as “meninas” poderiam estar representando os jovens, que naturalmente seguem o ciclo de “descobrir” e “conhecer”, mas agora “Cegas Inexatas”, ou seja, lhes foi tirado a possibilidade de observar o que há em volta devido a “crueldade que a bomba causou”. Parece que os suicidas vivem sob esta perspectiva. Da crueldade do que a dor, o sofrimento e a desesperança podem lhes causar. Sem contar as consequências desta radioatividade para as gerações futuras.

“Pensem nas mulheres / Rotas alteradas” – transmite a idéia de que as mulheres já tinham seus caminhos traçados, mas pela destruição nuclear, elas tiveram suas “rotas alteradas”. Infelizmente, “rotas alteradas”, foi o desfecho para muitos que no passado tinham um caminho de sucesso traçado, mas devido aos vários bombardeios que a vida lhes promoveu acabaram alterando sua rota e assim interrompendo a jornada.

A ROSA RADIOATIVA / ESTÚPIDA E INVÁLIDA – Observamos o quanto esta “rosa”, ou qualquer outro tipo de circunstância, são realmente capazes de serem devastadora! SEM COR SEM PERFUME / SEM ROSA SEM NADA – Vinícius de Moraes encerra seu poema criando uma nova aparência da rosa, flor. Expondo o fato de que não há mais vida!

“A morte me olhou de frente e quase me levou no seu laço; fiquei completamente dominado pelo medo, e o desespero e a tristeza me pegaram. Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: “Ó Senhor, salva a minha vida!”  Vi assim como o Senhor é bondoso e como é grande a sua justiça;” Salmos 116.

#Crédito https://www.z1portal.com.br

A imagem pode conter: Crespo Ubirajara, terno
Ubirajara Crespo é pastor, escritor, conferencista, editor e diretor da Editora Naós. 

Suicídio! A porta errada.
Recado de um velho pastor para os pastores em um mundo novo.

Passei pelo ministério chamuscado, mas não torrado. Cada pequena vitoria nos prepara para as grandes vitórias. Não existe uma escolha tão errada quanto a porta do suicídio. Existem outras saídas. A saída encontrada por Jonas, por exemplo, foi pegar carona no buxo de um grande peixe. É claro, que ela que carona foi desconfortável, mas segura. Até mesmo o intestino de um peixe tem uma porta de saída.

Fui pastor durante muitos anos e me defrontei com todo tipo de problema. Reconheço que que não estava preparado para suportar a pressão e minhas forças foram totalmente exauridas em pouco tempo. Cheguei ao ponto de prometer para mim mesmo, que nunca mais voltaria a pastorear. Conforme a situação, até pode ser esta a escolha mais acertada. Não cumpri a tal promessa e comecei novamente, graças a Deus. Há sempre uma válvula de escape em outro lugar, em outro tipo de atividade e em ambiente mais ameno. Resolvi insistir e hoje tenho aquela sensação de que minha missão foi cumprida, minha integridade preservada, e cultivada a minha fidelidade ao Senhor e minha família.

Ninguém com quem me abrir, dividir a carga e me sentia totalmente só. Mesmo assim precisava cuidar de um bando de gente doente. Satanás está apertando o cerco contra os pastores e infiltrou seus agentes em nosso meio. Eles trouxeram a hipocrisia, a ingratidão, a traição e histórias inventadas. Você, que nunca foi pastor, nunca sentiu o peso desta carga sobre seus ombros, mesmo que o seu ministério seja cuidar de pastores.

Quanto aos adversários, melhor seria se ao invés de aumentar o nosso peso com acusações infundadas, com desconfianças vãs e muita fofoca, aliviassem esta carga, participando positivamente da vida do seu pastor. Hoje estou aposentado e sei, que a pressão é muito maior do que no tempo em que pastoreava com dedicação integral.
Se aproxime, elogie, escreva para seu pastor, incentive, agradeça por suas mensagens, esteja sempre a favor dele e não participe de conversas paralelas. Antes de fazer qualquer julgamento, pergunte a ele se é assim mesmo, como dizem. Feche sua boca e abra o seu coração.

Este encontro qual participamos pudemos conhecer pais que perderam seus filhos e por falta de INFORMAÇÕES e APOIO montaram blogs que tem sido importante para novas familias # Indico https://nomoblidis.com.br/sobre-nos/

Ainda carrego algumas sequelas físicas adquiridas durante toda aquela luta e ainda preciso de remédios. Satanás queria me destruir e colocou no meu caminho, alguns dos mais implacáveis agentes da mentira, da impiedade e da maldade.
O peso maior não veio das dores e cargas carregadas por cristãos fiéis ao Senhor. Bem ao contrário do disso, me transmitiram boas sensações, pois aliviar suas dores foi uma tarefa gratificante. O sobrepeso veio dos que não sofrem dores semelhantes, mas provocam dores e contaminam o rebanho com intrigas, lutas por posição e cultivam uma tendência para a competição, sabe-se lá o motivo.
Só pela graça de Deus é que cheguei até aqui. Ainda há cristãos sinceros e piedosos em nossas congregações. Eles me fizeram sentir, que as feridas sofridas durante o combate têm cura e que o meu trabalho valeu à pena. A ética pastoral não permite que pastores fiéis levantem intrigas contra seus oponentes, mesmo que sejam verdadeiras. Quando aos infiltrados, eles não possuem um freio ético e se sentem à vontade para atacar. O que minhas ovelhas falam para mim em meu gabinete, não posso usar contra elas.
Participe da vida do seu pastor, mas de forma positiva. Ele é gente como você, não é inatingível e pode até errar, mas homens de Deus cometem erro acidentais e não premeditado. Leve isto em consideração e ame.

Pr. Ubirajara Crespo Acesse a pagina abençoada Crespo Ubirajara

A imagem pode conter: nadando e água
Recomendo +++ sobre o assunto https://nomoblidis.com.br/sobre-nos/













Sobre Almir Lima oprodutoroficial

Acredito que o BEM vencerá o mal sempre com UNIDADE #PokazIdeia #BoraAvancar #BoraRua #JCisOne

Publicado em 26 26America/Sao_Paulo setembro 26America/Sao_Paulo 2019, em Ministrações Meditando e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: